quinta-feira, 24 de junho de 2010

Passo-a-passo da Implantação de uma horta com Garrafas Pet


1° Passo: Faz-se a escolha do local à ser instalada a horta. Deve dispor de água por perto e ser protegido contra animais, essa proteção pode ser feita por tela de arame. Como se observa na imagem o solo não é agricultável, pois, apresenta muito barro.


2° Passo: Logo em seguida serão marcados os pontos nas medidas à se ter o canteiro. Neste caso é de 1m de largura X 2m de comprimento. Nesta imagem também visualiza-se a tela de proteção.


3° Passo: A marcação das linhas onde irão ficar as garrafas será o próximo passo. Essas linhas deverão ter entre 10 e 15 cm de profundidade. Em terrenos mais arenos aconselha-se profundidade entre 15 e 20 cm. Para facilitar essa prática utiliza-se corda ou cordão.


4° Passo: As garrafas deverão ser colocadas lado-a-lado e em profundidades iguais, para que os canteiros fiquem firme e vistosos.


5° Passo: Sempre bater um pouco na parte superior da garrafa para à fixar bem no solo.


6° Passo: Após todas as garrafas enfileiradas estará pronto o canteiro. Se todas as garrafas forem colocadas corretamente o canteiro ficará bem fixo.


7° Passo: Após prontos os canteiros, estes deverão ser cheio com o esterco e o solo. Neste momento deve-se evitar tocar nas garrafas para que elas não venham a cair.


8° Passo: Por fim, antes de ser feito o plantio de qualquer hortaliça, o canteiro deverá ser regado (molhado).

Práticas mais comuns com o uso da Garrafa Pet na Agricultura

Dentre as diversas práticas que podem ser desenvolvidas destacam-se as seguintes:

• Instalação de Hortas;
• Implantação de setores Hidropônicos;
• Preparação de Mudas;
• Irrigação de baixo custo


O uso de Garrafas Pet permite a instalação de horta em pequenos espaços e em terrenos que não tenha solos agricutáveis, já que o solo será posto sobre as garrafas.


A hidroponia vem do grego hidro ponos, que significa ''trabalho na água'' também possibilita a utilização de terrenos que não permitem as práticas agricultáveis. É uma técnica alternativa de cultivo de plantas com solução nutritiva na ausência do solo e na presença de substratos naturais ou artificiais.


Os recipientes utilizados para produção de mudas, tanto de fruteiras como de algumas hortaliças e ervas medicinais, tem a vantagem de serem utilizados várias vezes, diminuindo assim os custos, além de serem de fácil acesso.


A irrigação é uma das principais práticas aplicada a qualquer cultura. Entretanto é uma das práticas que apresentam maior custo, sendo ela de origem comercial. Já a irrigação apresentada é basicamente composta por equipo de soro e Garrafa PET.
A água desce até a planta pela manqueira do equipo.